Comme Au Cinema

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES NO CINEMA




A quarta adaptação para as telas de O morro dos ventos uivantes é de 1992, estrelada por Ralph Fiennes e Juliette Binoche (vídeo acima). Trata-se de uma versão mais fiel completa
do livro, dando-nos um painel mais amplo da história e muito bem feita. Esta vale a pena.
Outras adaptações foram feitas em 1998 e 2003. Esta última feita pela MTV, transpondo a história para os nossos dias com os personagens retratados como colegiais. Sem comentários.
Uma nova versão do romance de Emily Bronte foi anunciada em maio do ano passado, pelo diretor Andrea Arnold, a qual segundo consta contará com Kaya Scodelario (de descendência brasileira), como Cathy, tendo a própria atriz confirmado participação no filme em abril deste ano. Kaya Scodelario ficou conhecida por seu papel na série britânica Skins. Sua filmografia inclui 3 filmes: Moon (de ficção científica e terror, 2009), Shank (2010) e Fúria de Titãs, também de 2010. É esperar para ver.



O morro dos ventos uivantes é um romance que conta com várias adaptações para o cinema. A primeira foi feita em 1920. A segunda e mais famosa, feita em 1939 (do vídeo acima), deixa bastante a desejar em relação ao enredo do livro, pois elimina toda a segunda geração da história, ou seja, a geração mais jovem formada por Cathy, Linton e Hareton, centrando a narrativa no triângulo Heathcliff, Catherine e Edgar Linton.
Além disso, o perfil psicológico de Heathcliff não apresenta a mesma força e densidade que possui no romance de Emily Bronte, o qual é marcado por suas constantes mudanças e turbulências, confundindo o leitor. Heathcliff é um personagem que ao mesmo tempo que encanta, desperta também o ódio, pois nunca se sabe o que esperar dele.
Esta versão estrelada por Laurence Olivier e Merle Oberon venceu o New York Film Critics Circle Award como melhor filme e foi indicada ao Oscar no ano seguinte, mas perdeu a estatueta para E o vento levou, restando-lhe o Oscar de Melhor Fotografia.
Uma terceira adaptação feita em 1970, faz supor que Heathcliff seja um filho bastardo do Sr. Earnshaw, sendo portanto, meio-irmão de Catherine. Este é um detalhe que o romance não deixa claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário