DA SÉRIE DICAS DE LEITURA - DOS DESASSOSSEGOS E FILOSOFIAS DE FERNANDO PESSOA - SOBRE O TÉDIO



Para quem gosta de Filosofia e vários assuntos num livro só.

Trata-se de uma das maiores obras de Fernando Pessoa e é considerado o livro da vida do poeta. Escrito num período de mais de vinte anos, a obra só foi publicada 47 anos depois da morte de Pessoa. Com mais de 500 fragmentos, versa sobre temas de teor reflexivo, como por exemplo, "o absurdo da existência, a inadaptação à realidade e a relativização das verdades,  incluindo a ideia de Deus e do próprio sujeito, que se sente disperso por força de tanto pensar", segundo as palavras do professor Caio Gagliardi, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

Não se deve deixar de mencionar que a obra é assinada por Bernardo Soares, um dos 4 heterônimos do poeta, além de Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.  Sem seguir uma sequência linear, o próprio poeta afirmou que o livro era "inacabável" ou "interminável", isto é, continuaria sendo escrito se Pessoa ainda estivesse vivo e, assim até o fim de seus dias se não tivesse partido aos 47 anos. 

Também encontramos fragmentos em que são abordados temas como a solidão, a angústia existencial, a busca pelo sentido da vida, a reflexão sobre a condição humana e a escrita como forma de expressão e autoconhecimento.

No fragmento abaixo, de número 381 (sim, os fragmentos são numerados), o poeta discorre sobre o tédio da existência humana:

 381.

Ninguém ainda definiu, com linguagem com que compreendesse quem o não tivesse experimentado, o que é o tédio. O a que uns chamam tédio, não é mais que aborrecimento; o que a outros o chamam, não é senão mal-estar; há outros, ainda, que chamam tédio ao cansaço. Mas o tédio, embora participe do cansaço, do mal-estar, e do aborrecimento, participa deles como a água participa do hidrogênio e oxigênio, de que se compõe. Inclui-os sem a eles se assemelhar.

Se uns dão assim ao tédio um sentido restrito e incompleto, um ou outro lhe presta uma significação que em certo modo o transcende --- como quando se chama tédio ao desgosto íntimo e espiritual da variedade e da incerteza do mundo. O que faz abrir a boca, que é o aborrecimento; o que faz mudar de posição, que é o mal-estar; o que faz não se poder mexer, que é o cansaço --- nenhuma destas coisas é o tédio; mas também o não é o sentimento profundo da vacuidade das coisas, pelo qual a aspiração frustrada se liberta, a ânsia desiludida se ergue, e se forma na alma a semente da qual nasce o místico ou o santo.

O tédio é, sim, o aborrecimento do mundo, o mal-estar de estar vivendo, o cansaço de se ter vivido; o tédio é, deveras, a sensação carnal da vacuidade prolixa das coisas. Mas o tédio é, mais do que isto, o aborrecimento de outros mundos, quer existam quer não; o mal-estar de ter que viver, ainda que outro, ainda que de outro modo, ainda que noutro mundo; o cansaço, não só de ontem e de hoje, mas de amanhã também, da eternidade, se a houver, e do nada, se é ele que é a eternidade. Nem é só a vacuidade das coisas e dos seres que dói na alma quando ela está em tédio: é também a vacuidade de outra coisa qualquer, que não as coisas e os seres, a vacuidade da própria alma que sente o vácuo, que se sente vácuo, e que nele de si se enoja e se repudia.

O tédio é a sensação física do caos, e de que o caos é tudo. O aborrecido, o mal-estante, o cansado sentem-se presos numa cela estreita. O desgostoso da estreiteza da vida sente-se algemado numa cela grande. Mas o que tem tédio sente-se preso em liberdade fruste numa cela infinita. Sobre o que se aborrece, ou tem mal-estar, ou fadiga, podem desabar os muros da cela, e soterrá-lo. Ao que se desgosta da pequenez do mundo podem cair as algemas, e ele fugir, ou doer de as não poder tirar, e ele, com sentir a dor, reviver-se sem desgosto. Mas os muros da cela infinita não nos podem soterrar, porque não existem; nem nos podem sequer fazer viver pela dor as algemas que ninguém nos pôs.

E é isto que eu sinto ante a beleza plácida desta tarde que finda imperecivelmente. Olho o céu alto e claro, onde coisas vagas, róseas, como sombras de nuvens, são uma penugem impalpável de uma vida alada e longínqua. Baixo os olhos sobre o rio, onde a água, não mais que levemente trêmula, é de um azul que parece espelhado de um céu mais profundo. Ergo de novo os olhos ao céu, há já, entre o que de vagamente colorido se esfia em farrapos no ar invisível, um tom algendo [sic] de branco baço, como se alguma coisa também das coisas, onde são mais altas e frustes, tivesse um tédio material próprio, uma impossibilidade de ser o que é, um corpo imponderável de angústia e de desolação. 

Mas quê? Que há no ar alto mais que o ar alto, que não é nada? Que há no céu mais que uma cor que não é dele? Que há nesses farrapos de menos que nuvens, de que já duvido, mais que uns reflexos de luz materialmente incidentes de um sol já submisso? Que há em tudo isso senão eu? Ah, mas o tédio é isso, é só isso. É que em tudo isto --- céu, terra, mundo, --- o que há em tudo isto não é senão eu! (PESSOA, p. 344-345,1999) 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ELIAS, A. Livro do desassossego, de Fernando Pessoa é publicado: <https://www.fflch.usp.br/44676>  Acesso em 20/03/24. 

PESSOA, F. Livro do desassossego. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 



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