ALÉM DAS PALAVRAS - EMILY DICKINSON (O FILME)


      



Emily Elizabeth Dickinson foi uma poetisa norte-americana nascida em Amherst, no estado de Massachussets em 1830. Apesar de pouco conhecida em vida é um dos nomes mais importantes da poesia norte-americana.

Oriunda de família abastada, era considerada um tanto excêntrica pela vizinhança por escolher levar uma vida isolada, negando-se a receber convidados e, posteriormente a sair do quarto, além de sua marcada preferência por roupas brancas.  Assim sendo, a maioria de seus contatos com amigos eram feitos através de cartas. 

Apesar de ser uma escritora bastante produtiva, Dickinson publicou apenas 10 dos seus mais de 1800 poemas, além de uma carta de forma anônima. Tratando de temas como: morte, imortalidade, natureza, espiritualidade, sociedade e estética, seus poemas possuíam um estilo único para a época, normalmente sem título, linhas curtas, rima inclinada e pontuação não convencional. Por isso, quando publicados eram editados para que se adequassem às regras poéticas convencionais.

Somente após a morte da poetisa em 1886 é que sua obra passou a se tornar conhecida com a publicação de uma coleção de poesia por seus amigos Thomas Wentworth Higginson e Mabel Loomis Todd, apesar de intensamente editada. 

O filme em questão retrata a vida e o trabalho da poetisa, desde seus primeiros dias como jovem estudante no Mount Holyoke Female, um seminário para moças até seus últimos anos, quando é acometida por uma nefrite e vem a falecer. 

Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário